DETECçãO E ALARME DE INCêNDIO
DISPOMOS DE SOLUÇÕES COMPLETAS PARA SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO (SDAI)

Na Verlucht Sistemas você encontra tecnologias inovadoras, know-how e experiência de ponta que fornecem as bases sólidas a partir das quais podemos solucionar até as tarefas e necessidades mais complexas.

Nossos produtos e serviços são tão adequados quanto as áreas de aplicação são variadas: detectores de incêndios, detectores de fumaça, detectores sensíveis, sistemas especiais, acionadores manuais, centrais de alarme de incêndio, alarmes áudios visuais, etc., são combinados para criar um sistema detecção e alarme de incêndio eficiente.

INCÊNDIO
Por milhares de anos o homem tem sido fascinado pelo fogo e dependente dele. Ele tem usado essa energia para cozinhar, aquecer e processar materiais. Mas, o fogo pode ser tão perigoso quanto útil. Mesmo se atualmente a eletricidade tenha substituído amplamente o fogo, incêndios involuntários causados por fagulhas, curto-circuitos e explosões são ainda uma ocorrência muito freqüente. Quando irrompe, no seu início um incêndio pode ser facilmente extinto até com um copo d\\\'água; contudo, depois de alguns minutos, uma grande quantidade de água é necessária e, ainda mais tarde, toneladas de água não serão suficientes para apagar o incêndio. Essa é a razão pela qual sistemas automáticos de detecção de incêndio representam papel tão importante, para não dizer crítico, entre o início e a propagação do fogo e a chegada do Corpo de Bombeiros ou da Brigada de Incêndio.

DETECÇÃO DE INCÊNDIO
Essencialmente, há três princípios de detecção envolvidos na detecção de incêndios. Um alarme de incêndio é acionado sempre que certas estipulações ou valores limites são ultrapassados:

Detecção de fumaça: Mede o número de partículas de fumaça no ar. 
Detecção de calor: Mede o aumento da temperatura dentro de certo intervalo e a temperatura máxima.
Detecção de chama: Mede a radiação proveniente do fogo (infravermelho, visível, ultravioleta). 

Ao escolher detectores de incêndio, precisamos considerar as seguintes questões para assegurar a melhor detecção possível e a mais confiável: que tipo de incêndio podemos esperar ou é o mais provável? Quais são os fenômenos que ocorrem durante a fase de início do incêndio? Quais possíveis fatores podem levar a alarmes falsos? A altura das paredes? Quais são as condições ambientes (papel, plástico, lenha, tintas e vernizes, combustíveis, equipamento elétrico, instalações de computadores, etc.)?

Detectores Especiais: Em casos onde o uso de detectores pontuais convencionais se tornam difícil por razões práticas, técnicas ou estéticas, aplicações especiais de detecção e alarme de incêndio são uma ótima solução. Os dois mais importantes grupos de produtos são detectores de aspiração de fumaça e detectores lineares de calor. 

SISTEMA DE ALARME DE INCÊNDIO
Dentro da área monitorada, detectores automáticos de incêndio detectam fumaça, temperatura ou chama convertendo este sensoreamento em um sinal elétrico. Esse sinal é recebido pelo painel de controle de alarme de incêndio, avaliado e, quando apropriado, exibido visual e acusticamente como um alarme de incêndio. Acionadores manuais são usados para disparar alarmes manualmente nas áreas protegidas. Alarmes áudio visuais locais são acionados para dar alerta imediato para as pessoas presentes. O alarme de incêndio é direcionado para um centro de controle e operação remoto, usando uma unidade de transmissão. As ações de combate ao fogo são então iniciadas por um centro de controle (Brigada de Incêndio) ou sistemas automáticos de supressão de incêndio.

SERVIÇOS RELACIONADOS
CASES RELACIONADOS
NOSSOS PARCEIROS
UNIDADE PORTO ALEGRE
Av. Félix da Cunha, 561/2. Porto Alegre / RS.
+55 51 3092.0561
comercial@verlucht.com.br
UNIDADE RIO GRANDE
Rua Dr. Nascimento, 119. Rio Grande / RS.
+55 53 3231.1661
verlucht@verlucht.com.br