GPON
O GPON emergiu como a principal tecnologia de acesso por fibra óptica para atendimento residencial e corporativo.  

A chave para a adoção generalizada do GPON é a sua notável flexibilidade e redução de infraestrutura, que permite o fornecimento de serviços de vídeo em broadcast, IPTV, VOIP, E1 e Ethernet com portas em velocidade de até 10Gbps.  

O trafego de dados nas redes é visivelmente crescente, bem como a necessidade de obter serviços de dados, vídeo e voz de forma mais eficiente, segura e flexível. Desta forma, a demanda por um meio com melhor infraestrutura, apresentando uma relação custo-benefício, deve ser suprida.
Neste momento, a fibra óptica é inserida. Ela representa maior capacidade para transportar informações, além de sua matéria prima apresentar baixo custo de produção. O cabo óptico é construído por filamentos de vidro que transmitem luz em um alto índice de refração. O feixe de luz, contendo as informações, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões, evitando o risco de sofrer interferências de ondas eletromagnéticas. 

Este é o momento que a solução GPON entra em ação. Com maior transferência de dados, flexibilidade e velocidade, a fibra óptica constitui a arquitetura que transmitirá a todos os usuários os serviços de telecomunicações e informações desejáveis.

FTTx é uma rede passiva de alto desempenho que tem seus sinais originados de uma central ISP (Internet Service Provider) e transmitidos via fibra óptica. Os sinais são destinados a seus pontos terminais (Optical Network Terminal - ONT) localizados nos assinantes, seja uma residência ou prédio comercial. O ISP, ou provedor, oferece principalmente o sinal de internet, agregando também a seu sinal de televisão com programação paga ou via internet, além de telefonia, originando então o triple play.

Arquiteturas de rede GPON:

- FTTC: na arquitetura de rede FTTC (Fiber to the Curd) sua rede drop é finalizada na calçada, possibilitando a distribuição do sinal para os assinantes ou usuários por meio de VDSL2 ou Ethernet.

- FTTB: A arquitetura FTTB (Fiber to the Building) se caracteriza por ter sia rede drop finalizada na entrada de um edifício, seja comercial ou residencial.

- FTTA: A FTTA (Fiber to the Apartament) possui sua rede drop adentrando o edifício (comercial ou residencial), terminando em uma sala de equipamentos. A partir desta sala, o sinal óptico pode ser dividido em splitters ópticos, o que possibilita o envio de informações a apartamentos/escritórios específicos - o ponto terminal de acesso é instalado no apartamentos/escritórios.

- FTTO: Na solução FTTO (Fiber to the Office) a rede drop adentra o edifício e é instalada em um ponto central da sala ou escritório. A partir deste ponto central o sinal é dividido em splitters ópticos, distribuindo o sinal em todas as mesas do ambiente.

- FTTD: Em FTTD (Fiber to the Desk) a rede drop adentra o edifício e é instalada diretamente à placa de rede do desktop de cada usuário.O GPON é uma solução preparada para lidar com aplicações atuais e futuras.
SERVIÇOS RELACIONADOS
CASES RELACIONADOS
NOSSOS PARCEIROS
UNIDADE PORTO ALEGRE
Av. Félix da Cunha, 561/2. Porto Alegre / RS.
+55 51 3092.0561
comercial@verlucht.com.br
UNIDADE RIO GRANDE
Rua Dr. Nascimento, 119. Rio Grande / RS.
+55 53 3231.1661
verlucht@verlucht.com.br